Reservar
Utilize o formulário abaixo para reservar as nossas Tours ou Alojamentos.

As Padeiras do Vale de Ílhavo e a Senhora de Vagos

Conhecemos a história das Padeiras do Vale de Ílhavo, onde provamos o seu pão. Percorremos o Rio Boco por caminhos florestais, passando pela fonte e colina da Pedricosa e pela ponte velha antes de chegar a Vagos onde paramos para disfrutar as vistas e visitar o Museu do Brincar. Visitamos de seguida o antiquíssimo Santuário da Nossa Senhora Vagos.



Saímos do ponto de origem em direção ao Vale de Ílhavo, uma povoação rural que teve noutros tempos grande produção de cereais e grande quantidade de moinhos de água. Aqui foram criadas as condições ideais para a confeção das tradicionais padas e folares feitas e aprimoradas ao longo dos tempos pelas Padeiras do Vale de Ílhavo, sendo reconhecida a sua importância sob forma de uma estátua que foi feita em sua homenagem.


Visitamos uma Padeira e provamos o pão* acabado de sair do forno. Conhecemos também a história dos Cardadores do Vale de Ílhavo, que são a face popular e antiga do Entrudo.


Avançamos a partir da estátua por belo caminho florestal até à Pedricosa, onde, do alto da sua colina, temos vistas deslumbrantes sobre o Rio Boco e Vila de Vagos. É também neste local que conhecemos a história da Casa da Pedricosa residência de uma família nobre onde existia uma capela de planta circular (atualmente em ruinas) datada do Século XV.


Seguimos por caminho rústico para Vagos e na ponte velha, se o entender, poderá dar uma caminhada até ao bem próximo Jardim do Ega, para poder contemplar a fauna e flora deste local, ou fazer uma visita ao Museu do Brincar, onde o brincar é levado muito a sério. Depois de passado o centro de Vagos chegamos à capela da Nossa Senhora de Vagos, Antiquíssimo Santuário Mariano fundado em 1204 por Dom Sancho I, local natural e aprazível que nos transmite uma verdadeira paz de espirito e onde é possível observar escultura do Século XIV, porta e pia batismal do século XVI e púlpito século XVIII.


Conhecemos a lenda envolta na construção deste santuário, e partimos por caminho rústico em direção à Gafanha da Boavista, antes de regressar ao ponto de origem.

*Prova de pão quente apenas se realiza até ás 10h, depois dessa hora apenas se faz a visita.


- Não existe número mínimo de participantes, sendo o valor mínimo a cobrar correspondente a 2 adultos.
- Crianças até aos 12 anos 50 % desconto.
- Seguro de Responsabilidade Civil e Acidentes Pessoais.


Percurso Completo
120 Min
1-3 pax: 25€
4-7 pax: 22,5€
Itinerário:1 - Vale de Ílhavo;2 - Pedricosa;3 - Ponte Velha Vagos;4 - Museu do Brincar;5 - Santuário Nossa Senhora de Vagos;