Depois de recolha no local combinado avançamos para a Praia da Vagueira, uma deslocação sempre ladeada pela Ria que nos transmite uma paz e beleza sem igual.
Na Praia da Vagueira conhecemos a Arte Xávega e com sorte vemo-la ao vivo*. Observamos mais uma vez o mar e a praia, de cima do passadiço e se o tempo estiver de jeito e assim o entender, convidamo-los a uma caminhada até ao paredão ou se achar curto, até à Praia do Labrego onde a inexistência de construção torna este percurso verdadeiramente único.
Partimos de seguida para a Praia do Areão, percorremos uma estreita faixa de terra entre a ria e o mar, isenta de construção e com uma beleza sem igual. Não é de espantar que, à nossa passagem se levantem várias centenas de gaivotas, muitas delas voando ao nosso lado como se nos tivessem a acompanhar. Chegados à praia, das poucas da região onde a mão humana pouco tocou, vemos os antigos palheiros dos pescadores bem como a frota da Arte Xávega desta Praia.
Saídos da praia e passando o Canal de Mira, quem sabe se um casal de lontras marotas, e habitual neste local, nos brinda com a sua presença antes de chegarmos à Gafanha do Areão. Pela rua principal percorrermos esta Gafanha e a da Boa Hora, onde podemos conhecer vários exemplares da tradicional Casa Gandaresa, bem como apreciar a peculiar arquitetura desta zona e o contraste entre as pequenas e pobres casas dos locais, e as grandes e ornamentadas casas dos emigrantes entretanto regressados duma vida de trabalho no estrangeiro.
* Esta Pesca está sujeita às condições do mar e tempo, estando a sua observação dependente da hora escolhida para o percurso.
- Não existe número mínimo de participantes, sendo o valor mínimo a cobrar correspondente a 2 adultos.
- Crianças até aos 12 anos 50 % desconto.
- Seguro de Responsabilidade Civil e Acidentes Pessoais.